Nesse curso vamos aprender o chinês tradicional, o mandarim.
Vamos começar aprendendo a se acostumar com o mandarim. Seus sons são muito diferente daqueles que estamos acostumados. O chinês é falado utilizando mais a garganta, diferentemente das línguas ocidentais.
Primeiramente, é necessário aprender como se leem os símbolos fonéticos do mandarim, o zhuyin ou bopomo. Ele funciona como alfabeto. Esse passo é muito importante para aprender a falar e posteriormente para ler os ideogramas.
Muitos também utilizam o pinyin, que é a anotação fonética grafada com letras romanas. Contudo, recomendo aprender pelo método do zhuyin, pois assim consegue-se assimilar mais rapidamente, e corretamente, a pronúncia das palavras em chinês, aprende-se como se fosse uma criança. O pinyin costuma confundir muito os alunos iniciantes. Pelo pinyin as coisas ficam mais difíceis, pois há uma grande tendência em associar a leitura a sons que já conhecemos, o que dificulta o aprendizado. Por isso, apesar de parecer mais difícil, na realidade é mais fácil: enquanto que se demora meses para falar corretamente aprendendo o pinyin, pelo zhuyin só demora poucos dias.
Na próxima aula vamos aprender como escrever os símbolos fonéticos, o zhuyin.
Estude e decore todas as "letras". Esse passo é fundamental para aprender corretamente.
Baixe a aula aqui: